O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DE ROB PATTINSON!


Onde começa Robert Pattinson e termina Edward Cullen? Nesse ponto da carreira do jovem “Twilight” é difícil separar o galã ator do galã vampiro sanguessuga, mas ele está fazendo sua segunda tentativa de mudar isso – após um começo falho com “Remember Me” – com “Water for Elephants”, a próxima adaptação do bestseller histórico de Sara Gruen. No filme, Pattinson interpreta Jacob Jankowski, um veterinário de um circo que se envolve num conturbado triângulo amoroso com a linda eqüestre Marlene (Reese Witherspoon) e o seu marido, um treinador cruel de animais, August (Christoph Waltz de “Inglourious Basterds”).

Dado o talento pedigree do filme, que foi dirigido pelo diretor de “I Am Legend” Francis Lawrence, parece uma escolha inteligente para Pattinson assumir um papel mais ‘adulto’ contracenando com Witherspoon e Waltz, apesar que o ator não estava disposto a assumir esse tipo de estratégia da sua carreira para uma sala cheia de jornalistas ‘formadores de imagem’ (ele precisa estar ‘apresentável’, acima de tudo). Ele prefere fazer-nos acreditar que aceitou o papel apenas para trabalhar com ‘Ty’ (no filme ela é chamada de ‘Rosie’), o elefante treinado, que no filme é comprado por August para impulsionar a venda de ingressos do seu show.

“Basicamente, eu decidi fazer o filme naquele ponto”, disse o ator elegantemente desarrumado da reunião com o elefante, que tinha sido feita mais cedo naquele dia no lado de fora do ostentoso Fairmont Miramar Hotel em Santa Monica, onde a conferência de imprensa estava sendo realizada. “Eu não tinha o roteiro ou qualquer coisa!”

Felizmente o roteirista Richard LaGravenese, a quem Pattinson ofendeu involuntariamente, não estava na conferência – somente Lawrence, Waltz e Witherspoon, a última com seu sotaque de Tennessee, descreveu como foi o seu encontro com o gigante animal.

“Francis e eu visitamos Tay provavelmente uns três meses antes da filmagem, ou quatro meses, e ele levou uma máquina fotográfica. [Risos] E eu era como, ‘por que [ele trouxe] uma câmera?’ E então ele ficou tirando fotos de mim, todo o tempo, da primeira experiência de conhecer ela”, conta a atriz. “Então ele me mandou as fotos, e eu estava como ‘Oh meu Deus!’… Eu estava apavorada, basicamente.”
“Você estava?” Pattinson perguntou para ela, aparentemente surpreso.

“Oh, na primeira vez eu estava apavorada, sim”, ela respondeu. “Eu gritei!”

“Isso é estranho”, ele respondeu sinceramente, como se estar apavorado diante de um animal que é capaz de esmagar um homem fosse completamente insano.

Ou ele estava apenas defendendo sua senhora. Afinal, os rumores que circulam são que Pattinson e sua co-estrela de 4 toneladas tiveram uma conexão amorosa durante as filmagens.

“Isso é realmente estranho, eu nem sei quem começou esse rumor”, comentou o ator, como se estivesse usado uma máquina do tempo para 2009, onde ele comentava sobre os rumores de um relacionamento com Kristen Stewart. “Eu fico me perguntando isso o dia todo. Parece realmente preocupante! Como se eu estivesse flertando com o elefante. E não sei… Eu acho que eu tive um relacionamento com o elefante, [mas] era baseado puramente em doces. Eu estrategicamente colocava balas de menta no meu corpo, eu comia as balas e colocava em minhas axilas… e eu não contei a ninguém. Assim o elefante sempre estava me cheirando, e eu agia como ‘eu não sei, ela só gosta de mim, isso é louco!’ [Risos] Mas sim, eu acho que ela só estava farejando um lanche.”

A possibilidade intrigante de um namoro entre espécies está desmanchada (“Notícia: Robert Pattinson não está traindo Kristen Stewart com um elefante!”), Pattinson e Witherspoon – que, curiosamente, contracenaram em curta cena de Vanity Fair em 2004, que foi cortada da edição final – passaram a falar sobre como eles conseguiram mergulhar na Era da Depressão, onde seus personagens estão romanticamente ligados. Surpreendentemente, ao que parece existem outras pessoas que trabalham nos filmes, que aparentemente são conhecidos como ‘a tropa’. Eu acho que algumas vezes eles ajudam os atores a ‘entrarem no personagem’.

“Houve uma espécie de criação completa desse mundo”, disse Pattinson que interpreta seu personagem, um estudante universitário que perde tudo quando os seus pais são mortos em um trágico acidente de carro e acabam deixando uma montanha de dívidas para trás. “Tinha um terrapleno com um trilho de trem em cima, e trailers de um lado, e do outro lado o mundo do circo. E quando você anda nos trilhos, há uma câmera, que é única coisa do século XXI. Você poderia estar nos trilhos e olhar tudo ao redor, e vai se sentir como se estivesse nos anos 30…”

“Jack Fisk, o designer de produção, usou autênticos utensílios e coisas assim – coisas muito simples, as cordas, tudo que ele usou para construir esse mundo, era totalmente real”, continuou ele. “A autêntica cueca daquele período também ajuda. Na verdade, eu usava-as todos os dias. Quero dizer, Jacqueline West, a figurinista, é inacreditável, com essas coisas. Quase tudo era real. Quer dizer, cada par de jeans, tudo dos anos 20 e 30. Foi uma loucura.”

Para Witherspoon, o cabelo foi realmente o que ajudou nisso.

“Eu discuti sobre usar ou não peruca, e finalmente, depois de muita discussão, e testes de tela, e esse tipo de coisa que decidi ‘eu vou cortar o meu cabelo! E vou tingi-lo de platinado! Eu vou fazer isso!’”, ela conta. “Foi realmente uma transformação para mim. Eu nem me reconhecia, entende? É um presente como atriz você ter pessoas ao seu redor, os artesões, que são os melhores no que fazem, criando figurinos de época pra você, e a cenografia. É um meio colaborativo. E você sabe, você só é bom quando as pessoas colaboram com você.”

No entanto, talvez a única coisa mais assustadora do que encontrar uma criatura de quatro toneladas para Witherspoon é a idéia de expor suas celulites, embora sabendo que sua personagem é a atração principal do circo, e que usa roupas marcantes, foi um medo que ela foi forçada a enfrentar para assumir o papel.

“Eu faço um esforço consciente para que toda a minha carreira não acabe num banho de banheira num filme. E ela estava eu usando um collant que marca muito, foi horrível!” ela exclamou. “Mas foi inspirador para Jacqueline West desenhar eles, e eles são lindos, você sabe? E era uma época diferente, quando as mulheres amavam expor suas curvas e vestir essas roupas.”

Imergindo nesse período criado por Hollywood, também permitiu que os atores refletissem sobre como gostariam de ter vivido nessa época em que o filme se assa… você sabe, menos pobreza e essa coisas.

“[Houve] uma selvageria nele”, disse Pattinson. “Eu acho que é por isso que eu gosto desse período. Porque é um tipo disso… depois desse período, são só cercas brancas, ele se torna progressivamente mais chato do que eu penso. [Risos] Mas sim, é o fim do Velho Oeste. É por isso que as crianças ainda querem ser cowboys, mesmo na Inglaterra.”

Na verdade, uma coisa que você não vê mais é o bom e velho moonshine*, e dado que o filme se passa durante a Lei Seca, Pattinson teve a oportunidade de desempenhar um papel mais, digamos, ‘Metódico’ para a época, durante as filmagens dos dois dias escaldantes em Tennessee.

“Tinha um incrível moonshine no set”, ele riu. “Esse foi um dos melhores dias de filmagem! 40 graus, bebendo moonshine, e com metade da equipe tonta após um gole!” [Risos]

Dada a situação desesperadora de Jacob nessa pré-ideal-América, onde o personagem se envolve com os altos e baixos do circo – um mundo ainda mais perigoso por August e sua constante ameaça ‘luz vermelha’ (ou seja, sendo jogado do trem em movimento) – a fim de provar seu valor ao personagem de Waltz, ele é forçado a mentir sobre seu diploma na universidade. Nesse ponto da trama, um paralelo foi trazido para o atores na conferência: Se você, Rob ou Reese, nunca mentiram em audição para conseguir o papel?

“É claro que você mente, quero disse é essa toda a questão!”, riu Witherspoon com um brilho divertido nos olhos. “Eles querem que você minta. Eles querem que você diga a eles que podem confiar em você, e você vai tirar um pouco da responsabilidade deles para que eles possam te contratar!”

“Ah sim, o tempo todo”, ecoou Pattinson. “Eu não sei se é a mesma coisa nos Estados Unidos mas tem uma coisa chamada ‘spotlight’ na Inglaterra, tipo o seu talento e seus sotaques, e você acabou de assinalar essas caixas que dizem o que você pode fazer como ator… Eu assinalava tudo, todos os sotaques do mundo, e eu posso adquirir qualquer habilidade técnica, eu posso fazer.”

Em certo sentido, o ator está tentando se estabilizar com a crítica (para falar com o público ‘não-twilight’) nesse momento de sua carreira. A caixinha ‘galã-adolescente’ está assinalada milhões de vezes, mas a que está ao lado ‘ator-sério’ ainda está desmarcada.

“Water for Elephants” estréia dia 22 de Abril.

Fonte: spunk-ransom
Via: hitfix

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o post: