ENTREVISTA COMPLETA DE ROB PATTZ PARA A "ENTERTAINMENT WEEKLY"



EW New York – Com a ‘Saga Twilight’ chegando ao fim, todo mundo quer saber onde a carreira de Robert Pattinson vai levá-lo agora. Nem mesmo Pattinson tem certeza. Na edição desta semana da Entertainmente Weekly, ele começa falando sobre atuar, medo, o futuro – e seu novo drama com Reese Witherspoon, ‘Water for Elephants’. Nada faz um ator se sentir mais vivo do que não interpretar alguém que esteva morto.

Pattinson conversou com a EW semana passada sobre seu próximo filme ‘Water for Elephants’ (nos cinemas dia 29 de abril, aqui no Brasil), no qual ele interpreta um veterinário de um circo ambulante que se apaixona pela estrela principal do show, interpretada por Reese Witherspoon.

Atenção compradores do Ebay: A pessoa anônima contra quem você está dando lances pode ser Robert Pattinson. Em uma recente manhã em Los Angeles, o ator de 24 anos ri, um tanto quanto envergonhado, sobre sua última vitória no Ebay, uma jaqueta vintage Amtrak dos anos 60. “Eu acho que talvez eu use na première”, ele diz, referindo-se a ‘Water for Elephants’.


O filme, nos cinemas aqui no Brasil dia 29 de abril, é um romance de época adaptado do livro best-seller de Sara Gruen. Pattinson interpreta um estudante que abandonou a faculdade de veterinária na década de 30 que se junta a um circo móvel depois que seus pais morrem, apenas para se apaixonar pela estrela principal (Reese Witherspoon). Infelizmente, ela é casada com o inconstante diretor do circo (Christoph Waltz). “Eu gosto do aspecto de viver em um trem”, diz o ator inglês.“Apenas aquela coisa toda de fronteira. Parece, para mim, a definição da América”.

Pattinson diz que fechar com o filme, dirigido pelo Eu Sou Uma Lenda Francis Lawrence, foi ‘sem noção’, e que ele está considerando sua carreira pós Twilight muito cautelosamente – apesar de que ultimamente ele sabe que o que tiver que ser, será. “É impossível prever qualquer coisa”, ele suspira antes de expressar um leve sorriso. “Quando tudo for ralo abaixo, você pode simplesmente chorar”. Após o trabalho intensivo de gravação para os dois filmes finais de ‘Twilight’, ‘Amanhecer’ partes 1 e 2 (nos cinemas em novembro de 2011 e 2012), que se encerrará em abril, ele começará as gravações de ‘Cosmópolis’ de David Cronenberg, com Juliette Binoche e Paul Giamatti. “Ele é uma pessoal incrivelmente trabalhadora com incrível ética de trabalho”, diz Whiterspoon. “Ele nunca reclama. Nem uma vez. O que é um pouco baixo para a media nacional de atores. Eles estão sempre reclamando. Pricipalmente os homens”!

Os amantes de ‘Twilight’ ficarão felizes em saber que Pattinson é tão lindo e encorpado quanto aparece nas telas. Mas eles não devem o confudir com seus personagens pensativos – o ator de 24 anos é surpreendentemente aberto, falador, e ri facilmente – sobre a intensa fama que vem seguindo-o desde que ‘Twlight’ se tornou um fenômeno (“Como isso ainda é uma história? É tão chato”), sobre a intensidade dos filmes de ‘Amanhecer’ (“Vai ser tããão estranho”), e acima de tudo, sobre ele mesmo. “Eu adoraria interpretar uma pessoa gorda”, ele diz, considerando um visual diferente após a era Edward Cullen. Sem dúvidas significaria apenas mais dele para as fãs amarem.

EW: Você e Tai, a elefanta, tem um laço especial em ‘Water for Elephants’. Você acha que ela vai se lembrar de você na sua sessão de fotos amanhã?
Pattinson: Eu não sei. Eu estou apavorado que ela não vai. Eu vou ficar tão, tão feliz se ela lembrar.

EW: Havia muitos animais no set. Como foi isso?
Pattinson: Podia ser bem assustador. As barras das jaulas dos leões e tigres eram muito largas, e eles podiam passar a pata para fora completamente. Havia tigres, tipo, golpeando a parte de cima da câmera fixa do cinegrafista. Mas Christoph! Eu nunca vi nada como aquilo. Uma vez ele estava encenando o personagem, ele, de alguma forma, conseguiu eliminar todo pedacinho de medo e andou por uma passagem que tinha apenas uns 30 centímetros de largura, e tinha todos esses tigres, literalmente, saltando, e não houve uma vacilada sequer! Eu estava, tipo, ‘Isso não é atuar, isso, na verdade, é esquizofrenia’. (risos) Foi uma loucura, porque eu sou, genuinamente, aterrorizado.

EW: Você passou por algum aperto?
Pattinson: Eu quase fui atropelado por uma zebra. Os outros animais estavam levemente assustados com os humanos, mas as zebras não estavam nem ligando. E elas são bem cheias de artimanhas. Então essa zebra saiu do grupo e correu na minha direção e eu saí do caminho, pensando que fosse uma coisa extremamente lógica de fazer, mas depois fui zombado por todo mundo.


EW: E então havia os co-stars humanos. Como foi trabalhar com Reese?
Robert Pattinson: Tem alguma coisa sobre ela. Ela é simplesmente uma pessoa genuinamente legal. Eu não sei se ela se esforça para criar uma aura agradável, mas o humor dela se espalha pelo set inteiro. Foi um ambiente totalmente diferente de quando ela não estava presente. Todas as crianças e animais simplesmente eram atraídos por ela. Isso fez com que fosse incrivelmente fácil fazer minha parte – todas as minhas cenas de reação são apenas observando seu brilhante trabalho. Ela é realmente legal e ela é simplesmente… nunca, nunca mesmo irritante. Deus, essa é a pior descrição, não é?

EW: Você interpretou o filho dela no filme ‘Vanity Fair’ [em português, Feira das Vaidades] em 2004, mas seu personagem não sobreviveu ao corte final.
Pattinson: Sim, minha grande chance. Eu e meu melhor amigo – era nosso primeiro emprego, e nós tínhamos cenas lado a lado. Nós fomos [à première] e nós vimos a cena dele, mas não a minha. Eles se esqueceram de me contar. Eu fiquei com ciúmes dele por uns cinco anos.

EW: Você e Reese lembraram um do outro dessa época?
Pattinson: Sim, com certeza. Não, na verdade, eu não sei o que eu estou falando, não na verdade. Mas ela foi adorável comigo, eu me lembro disso. Eu não sabia o que eu estava fazendo. Eu estava surtando. Foi praticamente a única vez que eu esqueci as minhas falas, e me assustou tanto que eu não deixei acontecer mais. Nós fizemos uma cena em que ela chorava, e nós começamos a fazer a cena e, imediatamente, havia lágrimas… e eu não consigo me lembrar de uma única coisa na minha cabeça. E então eles disseram, ‘Corta’ e ela não estava mais chorando. Eu fiquei, tipo, ‘Como você está fazendo isso? Isso não é justo. Eu quero ser capaz de fazer isso’!

EW: Você sente que está melhorando, ou pelo menos mais confiante, a cada filme?
Pattinson? Eu acredito que sim. O cansaço também ajuda. Eu estou tão constantemente confuso na minha própria consciência o tempo todo porque eu não cresci como uma criança muito dramática. Eu fiz esse filme chamado ‘Bel Ami’ no início do ano passado, e nós fizemos muitos ensaios, e nós estávamos fazendo todas essas coisas de linguagem corporal, e eu estava tão envergonhado de fazer isso na frente dos outros atores. E eles estavam tão confortáveis com aquilo! Eu me senti o maior idiota de todos.

EW: Você está praticamente terminando com ‘A Saga Twilight’, com ‘Amanhecer’ partes 1 e 2 sendo finalizadas em breve. Você tem filmado por um bom tempo.
Pattinson: Eu literalmente sinto como se nós estivéssemos fazendo isso durante minha vida toda. (risos)

EW: Têm muitas coisas loucas que acontecem nesses dois últimos filmes – nada menos que envolve um horrível nascimento de um bebê metade vampiro.
Pattinson: (racha o bico) Têm algumas coisas interessantes e estranhas acontecendo – realmente muito, muito, muito estranhas. É ótimo. Para um filme estabelecido, é a trama mais obscura e realmente inovadora. É um filme de horror. Eu vi alguns pedacinhos, e eu não vejo como vai ser classificação etária para 12 anos… a não ser que eles cortem tudo. (risos)

EW: ‘Harry Potter’ também fica bem sinistro quando vai chegando ao final.
Pattinson: Mas você pode meio que esconder todas essas coisas em ‘Harry Potter’. Aqui, a parte principal da história são as estranhas e mais perturbadoras partes. (risos) Eu adoraria saber o que eles vão criar como chamada [promocional] para isso.

EW: Como está você e o elenco e a equipe vão celebrar o final da série?
Pattinson: Eu tenho que ir diretamente para a turnê de imprensa [de ‘Water for Elephants’].

EW: Deve ser estranho de ir de uma filmagem com material tão sombrio direto para uma promoção de outro filme.
Pattinson: Há algumas semanas, eu fiz algumas entrevistas e estava, tipo, ‘Uhm, yeah, esse cara engravida um elefante e faz o parto de um panda’. (risos) É sobre elefantes vampiros jogadores de baseball! ‘Water for Elephants’ foi um alívio porque, em primeiro lugar, eu não tive que usar toda aquela maquiagem e aquelas lentes de contato… Meu Deus, vou ficar feliz em ver as últimas daquelas.

EW: Não tão confortáveis?
Pattinson: Eu realmente quero algum tipo de explosivo plástico. Eu quero reanimá-las em algo que eu possa matá-las. É tão embaraçoso para mim – depois de tantos anos, ainda é um processo toda bendita manhã. Todo mundo descobriu um jeito de fazer, e então tem duas pessoas me segurando porque eu não consigo fazer sozinho.

EW: E depois de você fazer a imprensa para ‘Elephants’, você vai direto para gravar ‘Cosmópolis’, de David Cronenberg?
Pattinson: Sim, eu estou muito animado, e eu estou surtando. Eu não tenho tempo para me preparar, e é um livro de Don DeLillo com diálogo semi obscuro, e eu preciso mudar minha aparência física um pouco. Eu vou interpretar um daqueles tipos de ‘donos do universo’, e eu tenho que ter 6% de gordura corporal… o que significa que eu preciso perder um 70%. (risos)

EW: Então é hora da academia.
Pattinson: Se eu pudesse apenas cortar a cerveja, é disso que eu gosto. No ínicio de ‘Amanhecer’, eu tinha que estar bem forte porque eu tinha que tirar a camisa. E eu comecei a ficar em forma, eu fico louco com isso. É como a única coisa que eu posso falar com qualquer pessoa. Então eu estava, tipo, ‘Eu vou manter isso em forma durante todo o tempo, para que para qualquer filme que eu faça depois eu vou estar musculoso’. E então, literalmente, depois de um dia da minha cena sem camisa, eu comecei a ser totalmente [fazendo gestos como se devorasse a comida] nom, nom, nom. E eu não me toquei que eu tinha mais uma cena [sem camisa], e você pode pode ver isso em uma delas – Você pode ver minha barriga lá [apertando a barriga e as bochecas].

EW: As pessoas te mandar roteiros de comédia? Porque você é engraçado, e eu não sei se as pessoas sabem disso.
Pattinson: É estranho. Comédia é assustador. Há tão poucos roteiros de comédia, e a maioria dos bons são escritos para comediantes. Têm algumas coisas… Eu leio, gosto, três coisas que eu realmente gosto nas comédias, mas meus agentes nunca vão me deixar fazer. (risos)

EW: Por que não?
Pattinson: Por que elas estão muuuuito fora. (risos)

EW: Simplesmente uma completa decolagem?
Pattinson: É por isso que eu meio que queria fazer. Eu acho que é o único jeito de fazer: Você tem que ser meio, ‘Okay, Eu vou saltar da lua’.

EW: Mas uma vez que ‘Twilight’ estiver terminado, você não pode fazer o que quiser?
Pattinson: Quero dizer, eu posso. Mas ao mesmo tempo, eu acho que as pessoas tem um tempo de vida útil incrivelmente curto, e você nunca pode realmente prever o que um público quer ou como manter uma carreira, além de fazer aquilo que você acha legal. Geralmente, o que eu acho que é legal é o que todo mundo odeia.

EW: Eu acho que você já tem desenvolvimento colateral suficiente para fazer umas duas coisas diferentes.
Pattinson: Eu sei, mas então você, de repente, começa a se arrastar de volta para os estúdios, tipo,‘Por favor, por favor, por favor! Eu faço qualquer coisa. Eu faço a mais idiota comédia romântica que você consiga pensar’! (risos)

EW: Tem havido muita animação no estilo ‘Twilight’ em relação ao processo de elenco de ‘The Hunger Games’. Você acha isso engraçado? Você conhece os livros?
Pattinson: Eu meio que cruzei com isso ano passado, e eu não me liguei que era a maior coisa do mundo. É bom! Vai ser um bom filme.

EW: Você, eventualmente, voltaria a fazer algo em uma grande franquia novamente sabendo o que você sabe?
Pattinson: Faria. Mas eu gostaria de ter mais opinião. A única coisa horrível sobre ser parte de uma franquia… bom, não horrível… não, é horrível… é que quanto mais você cresce e cresce, é relativamente difícil de se desvencilhar das coisas. Quando você vem interpretando o mesmo papel, você não pode, de repente, começar a interpretar diferente. Tira um pouco do desejo da criatividade.

EW: A quem você pede conselhos quando se trata de escolher projetos?
Pattinson: Eu realmente confio na opinião do meu agente e do meu gerente executivo, e eu também os mando para os meus pais na maioria das vezes. Minhas irmãs também. São sempre as mesmas pessoas.

EW: Onde você considera ser seu ‘lar’? Los Angeles traz algum sentimento de lar?
Pattinson: Às vezes. Eu acabei de começar a sentir um pouquinho de falta de LA quando eu saí de lá. Mas qualquer cidade, eu tenho uma vida útil de aproximadamente dois meses – então vem a paranoia. Quando eu tinha uma casa aqui, você simplesmente esperando para que seja descoberta. Eu amaria ter uma casa, mas eu apenas ficaria surtando o tempo inteiro. Eu estaria constantemente pensando que alguém entraria e levaria as coisas.

EW: Você acha que depois que ‘Twilight’ acabar em 2012, você acha que vai ser possível de começar a viver uma vida mais normal?
Pattinson: É engraçado como está acabando em 2012. É assim que o mundo irá acabar. Mas, humm, eu não sei. Eu acho que grande parte do reconhecimento das pessoas é baseada nas revistas e afins. Todas as histórias de fofocas não vão funcionar – elas estão sempre ligadas a ‘Twilight’, então, uma vez que estiver terminado e não puder ser atrelado à promoção do filme, eu acho que vai acabar. Porque eu tenho uma vida obscenamente entediante.

Fonte: robpattinson

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o post: