ENTREVISTA TRADUZIDA DE ROBERT E DAVID CRONENBERG AO NEXT MOVIE!


Colocando Robert Pattinson no elenco, você teve uma tensão interessante entre uma boa percentagem da base das fãs dele [Robert] – adolescentes, na maioria – e um filme que pode se encontrar impenetrável. Este é um tipo conflito bom para você?

David Cronenberg: Não foi realmente um problema nenhum, em termos de elenco. Por outro lado, o que era interessante era enquanto estávamos filmando o filme, todos esses sites sobre “Cosmópolis” que apareceram, foram criados pelos fãs de Crepúsculo e fãs do Rob, e eles estavam lendo o livro e trocando idéias sobre o mesmo e discutindo sobre como ele [Robert] poderia trabalhar no filme. Realmente, eu não estava pensando que eles seriam, necessariamente, o tipo de fãs que o filme teria, mas depois comecei a pensar: “Bem, alguns deles, definitivamente serão.” E isso foi animador porque estes são jovens que talvez tenham lido “Crepúsculo” e “Harry Potter”, e de repente eles estão lendo Don DeLillo. Isso é muito bom.

Eu realmente não tenho uma audiência em mente quando eu estou fazendo um filme… Eu estou fazendo isso por mim e todos nós que estamos animados com o script. Eu estou fazendo isso para um público, mas este é um tipo de uma platéia desconhecido e amorfo, assim, qualquer um que fizer parte do público estará tudo bem para nós, vamos colocar dessa forma.

Robert, sabendo que os fãs mais jovens vão atravessar gêneros por você, você não se preocupa em ter que escolher os papeis com cuidado? Você se preocupa com isso?

Robert Pattinson: É como, eu sinto uma responsabilidade comigo mesmo. Se você está apenas fazendo coisas puramente por dinheiro, provavelmente você está desrespeitando o seu público também. Não é bom para ninguém. Não é nem mesmo muito bom para você. A única coisa que eu realmente sei, é o que eu acho que eu iria achar interessante assistir e, se eu tentar e fizer isso, eu sinto como se eu pudesse aprender muito ao fazê-lo e vê-lo. E assim, eu não sei, acho que cumpri minha responsabilidade.

Eu acho que sim [tem uma responsabilidade] em diferentes formas. Não apenas uma. Mas você sabe, eu acho que sua responsabilidade também pode incluir falhas também. Quero dizer, você pode aprender algo fazendo um filme de m*rda também.




Antes de fazer “Cosmópolis”, você considerou que o efeito de sua participação poderia interferir na audiência?

RP: Não, eu basicamente fui consumido com o pavor de estar ruim nele. Quer dizer, isso é o que eu estava pensando, até Cannes. Na noite antes da estreia no Festival de Cannes, David estava tipo, “Oh, yeah. Estou na expectativa de pessoas se levantando e saindo.”
Eu sabia que eu já havia gostado do filme, mas eu ainda estava com medo, principalmente porque eu sou do tipo que vai ter que ter uma briga com 3.000 pessoas, se eles começarem a vaiar ou algo assim [risos].

Você estava esperando que as pessoas se levantassem e saíssem? Porque o seu personagem é tão perturbador? Ele é indiscutivelmente um sociopata.

RP: Eu acho isso [as pessoas se levantando e saindo] é apenas parte da cultura do cinema, quero dizer, isso se tornou uma coisa do consumidor. As pessoas pensam que eles estão sendo insultados quando há um filme desafiador. É tão estranho. As pessoas sentam para assistir um filme que eles sabem que é uma m*rda e eu sei que eles vão falar com todos os seus amigos e dizer que é uma m*rda, mas vão se sentar lá e assistir a um pedaço do filme de m*rda [risos]. Eles vão assistir a um em que saibam que é do tipo bom e realmente não vão conseguir compreender então terão que sair e se sentir tão ofendido. Eu não acho que eu tenha saído de um filme alguma vez na minha vida. E as pessoas vão se sentir tão ofendidas por isto, eles não aguentam mais coisas assim.

DC: Eu acho que as pessoas saindo, eu só sei disso através de um site Twi-Hard, porque as garotas estavam dizendo, “Eu estava tão chocada com essas pessoas saindo do cinema!” Eles saem porque é muito para dizer. Eles não conseguem absorvê-lo e deixar lavá-los e simplesmente não se importar com isso, o que é realmente o jeito que você lida com isto. Tudo que é falado no filme realmente faz sentido e é bem inteligente, claro, vindo de DeLillo, mas não há nenhuma maneira que você possa absorver tudo. Vem até você tão rápido e tão articulado, você sabe.

RP: As pessoas estão em pânico.

DC: Sim, você deveria apenas deixar te lavar, e, naturalmente, vai absorver ou não. Não vai machucá-los, mas eles não conseguem aguentar. Eu não acredito que tenha haver com o personagem que Rob interpreta, porque, quero dizer, Hannibal Lecter é bem frio e ninguém saiu do cinema por isso. Embora Eric [personagem de Rob] seja… mais bonito.

David, você já fez drama e horror. Alguns diretores bastante formidáveis se ramificaram em filmes de super-heróis bem bonitos – é algo que você consideraria fazer?

DC: Eu não acho que eles estão fazendo-lhes uma forma de arte elevada. Ainda penso que é o Batman correndo por aí com uma capa estúpida. Eu apenas não acho que é elevado. O melhor filme de Chistopher Nolan é “Memento”, e é um filme interessante. Eu não creio que os filmes do Batman sejam tão interessantes quanto esse, embora seja 20 milhões de vezes mais caro. O que ele está fazendo é uma técnica muito interessante, que, você sabe, ele está filmando IMAX e em 3-D. Isso é muito complicado e difícil de fazer. Eu li sobre no “American Cinematography Magazine”, e tecnicamente, isso é tudo muito interessante. O filme, para mim, é na maior parte entediante.

Você acha que o tema proíbe um tipo de arte elevada?

DC: Definitivamente. Qualquer um que trabalha no sistema de estúdio tem 20 pessoas sentadas em suas cabeças a cada momento, e eles não tem respeito, e não há… Não importa o quão sucedido você esteve. E obviamente Nolan esteve bastante sucedido. Ele tem muito poder, relativamente falando. Mas ele não tem poder nenhum.

Então isso é um não.

DC: Eu diria que é um não, você sabe. E o problema é que você tem… como eu digo, você pode fazer algo interessante, talvez algo inesperado. E certamente, eu fiz os filmes de terror e as pessoas dizem, “Você pode fazer um filme de terror também ser um filme de arte?” E eu diria, “Sim, eu penso que você pode.”

Mas um filme de super-herói, pela definição, você sabe, é um tipo cômico. É para crianças. Para adolescentes também. Esse sempre foi seu apelo, e eu acho que as pessoas que estão dizendo, você sabe, “Dark Knight Rises” é, você sabe, uma arte suprema do cinema, eu acho que elas não sabem que p*rra estão dizendo.

Tendo determinado que eles são completamente iniciantes, isso é algo que você faria, Robert?

DC: Como um ator, eu interpretaria Batman.

RP: Atores sempre pensam que podem elevar qualquer coisa. O pior roteiro, mais o ator… quer dizer, é engraçado, você lê o pior roteiro do mundo, e você conversa com todo mundo, e vai… Eu sempre falo com meus agentes e eu recebi essa coisa outro dia, e eles disseram, “Oh meu Deus, essa é a pior coisa do mundo!” Mas realmente, tipo, era basicamente apenas um personagem e eu pensei, “Eu não sei. Acho que posso fazer algo com isso.”

Eu nunca seria chamado para interpretar um papel de super-herói. Eu não sou forte o suficiente. [risos]

DC: Rob, está tudo bem. Eles te colocam em uma roupa engraçada. Você não precisa ser forte.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o post: