Entrevista de Kristen Stewart para a revista Italiana "GIOIA".
Pattinson e Stewart
Chegamos, mas não vamos tomar muito tempo.
Em uns poucos dias chegará ao cinema a primeira parte do final da saga Crepúsculo. E, enquanto isso, se passaram algumas coisas: se acostumaram com a fama, também estão namorando na vida real e talvez estejam um pouco cansados.
Kristen Stewart
O preço que paga por ser Bella
Ela está olhando com a cabeça inclinada para um lado e diz novamente o que foi dito muitas vezes: “Minha idade é irrelevante. O que nós fazemos não depende de quanto tempo você está na Terra”. De todo modo, é impressionante que com 21 anos, a vida de Kristen Stewart esteja ligada à Bella. É impressionante pensar na coincidência de namorar na ficção e na realidade: a paixão entre Robert Pattinson e ela, apesar de nunca ter sido confirmada oficialmente, parece ser mais forte que qualquer coisa.
Você sempre gostou de vampiros?
KS: Sim, porque são bastante perigosos. E nós, meninas, gostamos de correr alguns riscos.
Você está triste por saber que está prestes a acabar?
KS: É estranho pensar que não teremos outro [filme] para filmar. Mas ambos, eu e Rob, sentimos que teria que terminar em certo momento… o último livro está dividido em dois filmes, então não poderíamos ir além isso. Quero dizer, é triste, mas não ao mesmo tempo. Você simplesmente tem que aceitar o que foi, sem se lamentar de nada. Assim foi o último dia de filmagem: simplesmente fluiu, ambos estávamos cansados e mal esperávamos para chegar em casa. “Hoje é outro dia”.
Em Amanhecer, Bella passa por muitas coisas. Começando pelo parto.
KS: E também o casamento e o crescimento sobrenatural da criatura. Em um só filme ela passa por coisas que nem todas as pessoas passam em sua vida inteira. Me lembro que pensava “Uau, isso é demais”.
Por que Bella está tão obcecada com Edward, sendo ele algo tão negativo pra ela?
KS: Na verdade ela só está sendo forte e corajosa: escolhe ficar com alguém que realmente tem um significado pra ela. Poderia se livrar dele, mas apenas enfrentar o problema mostra ser tão forte como aparenta ser. Ela compreende perfeitamente que tem que lutar contra algo que não se trata mais sobre Edward. O que acontece não inclui os dois, e é por isso que eles estão enfrentando.
E você Kristen, alguma vez chegou a odiar Edward?
KS: Tive sentimentos muito negativos e queria que ficasse longe de mim. Algumas questões como a dominação e o masoquismo se desenvolvem claramente aqui. Mas eu realmente gostei de Bella, mesmo quando ela se transforma em uma espécie de animal selvagem: ela é protetora.
Porque é uma mãe.
KS: E porque seus sentimentos são mais intensos do que qualquer coisa que ela tenha experimentado antes. Acho que Bella é a mais forte; Edward teria deixado tudo a perder muitas vezes, mesmo sendo ambos que quisessem a mesma coisa em teoria.
Então, basicamente, ela se preocupa mais com ele?
KS: Esse não é o caso. Mas, ao contrário de Edward, ela está consciente do que pode acontecer.
E agora ela é mais positiva do que ele.
KS: Ele não tem esperança; ela, como eu acho que pode acontecer com muitas mães, tem uma espécie de intuição divina e sobrenatural. Simplesmente sabe que tudo estará bem no final e é por isso que tem consciência de tudo o que vai passar. Alguém sugeriu que Bella não é um bom exemplo para as garotas jovens, mas não concordo com isso: se você vê-los superficialmente, você vai achar isso também, mas não se você ler os livros.
O parto traz consigo algumas discussões: muitos o consideram como uma escolha anti-aborto. Você falou sobre isso no set?
KS: Claro. Esperamos que os espectadores não insistam no ponto de vista ideológico da cena. Bella não tem suas ideias claras sobre o tema. Ela não é tão religiosa: simplesmente luta por algo bonito e inevitável. É como o destino.
A cena do parto é um pouco complicada. Não será duro para os fãs ver a sua heroína passando por algo tão forte?
KS: Bom, é assumido que a cena terá algum impacto e vai assustar. Bella está muito próxima da morte e realmente está disposta a fazer qualquer coisa. Uma cena forte, mas necessária.
E sobre as cenas de sexo? No filme são explícitas enquanto que no livro apenas são mencionadas.
KS: É a primeira vez que acontece em Crepúsculo. Enquanto estávamos filmando eu refleti sobre o que estávamos fazendo. Então eu vi o filme e parecia intenso, mas não pesado. Sobretudo, diz muito sobre a força e a paixão entre Edward e Bella.
No filme, você se casa e tem um bebê. E sobre a vida real?
KS: Não é tão surreal que uma garota da minha idade tenha um filho: uma de minhas melhores amigas acaba de se tornar mãe. Não sonho em ter um filho em breve, mas não tenho problemas com relação à maternidade.
Você não está assustada de deixar Crepúsculo?
KS: Agora tenho a sensação de que não deixarei de responder perguntas sobre isso. Estou realmente ligada à Bella: geralmente eu adoro a ideia de seguir a evolução de um personagem como fiz com ela. Perdê-la agora, quando tenho a sensação de conhecê-la melhor do que nunca, me entristece um pouco. E estou certa que será o mesmo para os fãs: não serão capazes de me separar dela, não completamente. Mas está certo que profissionalmente tenho que avançar fora disso.
Quanto te custou, falando de renúncias pessoais, interpretar Bella?
KS: Hoje é muito difícil fazer o que quero fazer. É estranho: por um lado, estou muito orgulhosa do meu trabalho, mas por outro lado é meu trabalho em si que me força a deixar de cumprir alguns desejos como simplesmente dar um passeio ou fazer uma viagem com um amigo. A pressão dos fãs me coloca, às vezes, em uma má posição, porque sou como um livro aberto e, às vezes, alguém me pergunta “Ei, Kristen, querida, o que está havendo?”. E esse momento me faz querer chorar.
O preço da fama, em teu caso, é bastante alto.
KS: E há outro aspecto difícil pra mim: você está acostumada a mostrar você mesma sem ter medo de nada com as pessoas que você conhece desde sempre, mas se ocorre de você dizer algo estúpido em público, as pessoas começam a pensar que você é estúpida ou algo assim.
Deve ser chato.
KS: E o que é ainda mais irritante é que as pessoas me olham no rosto e já sabem tudo sobre mim. Por isso tenho a necessitade de estar só de vez em quando.
Por favor, nos conte algo curioso sobre isso.
KS: Bom, é curioso que, a princípio, ninguém apostava em mim: nem sequer Jodie Foster, com quem trabalhei em O Quarto do Pânico. Ela disse que não esperava.
Vocês mantêm contato?
KS: Nos encontramos uma vez ou outra. Ela sempre foi protetora e materna em relação a mim, e o que me diz toda vez é: “Mantenha contato. Há muitas coisas que eu gostaria de ensinar”. É uma oportunidade que eu não quero deixar escapar, mesmo cheia de trabalho para fazer, como estou, porque ela é uma pessoa incrível e profissional. Aprendi muito com ela, em termos de ética profissional e da maneira em que você deve tratar as pessoas quando é famosa.
De que modo?
KS: Com grande respeito.
Como você vê o seu futuro, Kristen?
KS: Sonho em interpretar grandes papéis, também com um lugar mágico onde a vida transcorra sem problemas e onde todo mundo me ame e seja legal comigo.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário sobre o post: