REVISTA ARCHITECTURAL DIGEST: OS BASTIDORES DO SET DE "BREAKING DAWN"!


Os leitores da revista Architectural Digest podem se sentir como num déjà vu ao assistir algumas cenas de "Breaking Dawn Part-1", o mais recente filme da série Crepúsculo. É a penúltima parte da saga de cinco filmes, cuja história gira em torno de um triângulo amoroso envolvendo uma jovem mulher, um vampiro, um lobisomem (interpretados por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner). Quando isso acontece, uma casa de praia brasileira com arquitetura projetada por Jacobsen Bernardes foi apresentada em Janeiro de  de 2011 ao AD. Ali ocorreu a lua de mel onde Bella Swan (Stewart) e seu marido vampiro, Edward Cullen (Pattinson), finalmente consumaram o romance deles. Em antecipação ao dia 18 novembro (lançamento mundial do filme), a AD falou com o designer de produção do filme, Richard Sherman, para saber as histórias por trás dos sets de filmagens, a vida no local com as jovens estrelas, e sua abordagem para projetar o casamento do século.

ARCHITECTURAL DIGEST: Como você escolheu a casa de Bernardes + Jacobsen para a lua de mel de Edward e Bella no Brasil?
Richard Sherman: Nós olhamos fotos e encontramos uma casa que amamos. Mas dois dias depois soubemos que ia ser explodido, porque tinha sido construído ilegalmente. Na manhã seguinte, peguei um avião para o Brasil, pulei em um barco, e passei por inúmeras ilhas ao longo da costa sul do Rio de Janeiro. Levamos quatro semanas para finalmente encontrar a casa de Bernardes + Jacobsen, que tinha um interior moderno, tropical e estava localizada perto de Paraty, na costa que nós gostamos.

AD: Você mudou alguma coisa na casa?
RS: Para o filme nós realmente criamos nosso próprio exterior, o que é visível quando você se aproxima da casa de barco, no departamento de efeitos visuais. O que você vê da casa real é a porta da frente, os passos que levaram a ela, a varanda, e todos aqueles portas de vidro. Eu amei o interior. Fizemos uma grande cozinha aberta e sala de estar. Algumas das cenas que acontecem dentro da casa foram realmente filmadas em estúdios, em Louisiana, onde foi criado um pátio, um banheiro , e o quarto onde Edward e Bella passam a noite de núpcias. Foi um set perfeito e realmente não poderia se dizer a diferença entre a casa e os nossos estágios.

AD: Como você conseguiu chegar tão perto das descrições do livro ao filmar no Brasil?
RS: Em alguns casos nós realmente nos afastamos do livro. O que funciona bem na página nem sempre funciona bem no filme. A localização foi um desafio. Stephenie Meyer, que escreveu os romances, define a lua de mel em uma ilha no meio do nada. O Brasil é famoso por suas inúmeras ilhas ao longo da costa do Rio para Paraty. Quando você olha para fora do local onde filmamos, você não apenas vê um horizonte de água, como ela escreveu, mas todas estas belas ilhas tropicais. No final tudo funcionou muito bem.

AD: Basicamente toda a série aponta para a construção do casamento de Bella e Edward. Qual foi a sua abordagem para projetar uma cena tão importante?
RS: A maneira que Stephenie escreveu ele no livro. É um casamento muito bonito e tem o caminho branco e as cadeiras brancas que são cobertos em tecido branco. Mas Bill [Condon, diretor do filme] e eu pensamos: Como podemos fazer isso verdadeiramente especial e único? Para as pessoas que conhecem os livros e filmes, este é o casamento do século. Então, nós criamos este orgânico e lunático conto de fadas como atmosfera - Um tipo "Sonho de uma Noite de Verão" com bancos e cadeiras feitas de ramos que saiam do chão e estavam cobertos de musgos e flores. O chão da floresta inteira estava coberta de musgos. O teto estava pingando flores.

AD: Alguns conjuntos foram recriados dos filmes anteriores ou são todos novos?
RS: A casa de Bella é a mesma. Mas nós reconstruímos o conjunto de três andares toda a casa dos Cullen, em Louisiana, no estúdio, e nós refizemos o seu exterior nos bosques de Vancouver. Nós mudamos a decoração interior da casa dos Cullen, mas sutilmente. Se você se lembrar da casa original... bem, você verá que ela é completamente diferente. Esta tem o mesmo tom, mas é muito mais bonita. A outra mudança grande é o castelo dos Volturi, um grupo de vampiros do Império Romano. Os conjuntos dos outros filmes pareciam -sem ofensa para os diretores da arte -  com colunas de mármore e arandelas. Então, nós construímos um velho castelo no palco.

AD: Será que você se preocupa com as percepções dos fãs?
RS: Você tem que manter sua base de fãs em mente, porque eles são os críticos reais. Eles sabem a história tão bem, eles sabem o que acontece, e eles sabem os ambientes e a atmosfera. Você espera que seus "jogos" coincidam com o que o público e os fãs esperam. Os produtores, estúdio, diretor e eu estávamos todos muito conscientes disso.

AD: Como foi no set?
RS: Todos tinham um bom clima. Os três atores principais são todos muito divertido de trabalhar. Kristen é muito séria. Rob e Taylor são um pouco selvagens. Rob e Kristen são realmente um casal na vida real. Quando ele está com ela, ele é um pouco mais contido. Quando ela não está por perto, como a maioria dos caras quando suas esposas ou namoradas não estão por perto, ele é um pouco mais solto. Taylor é um garoto, ele tem 19 anos, então ele estava saltando em todo o lugar.

Tradução Robsten Legacy

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre o post: